Trabalhar pela Língua Portuguesa

Trabalhar pela Língua Portuguesa

Hoje celebra-se em todo o mundo pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, por determinação da UNESCO após a 40ª conferência geral realizada a 25 novembro de 2019. Trata-se de um justo reconhecimento de uma língua muito antiga, falada por 260 milhões de pessoas, sendo a quinta mais usada na internet e em mais de dez organizações internacionais.
A língua que hoje se conhece como português, teve a sua origem no latim falado pelos exércitos romanos que estiveram na Península Ibérica no século III A.C. Foi evoluindo ao sabor da chegada de novos povos ao longo do tempo, até que pelos Descobrimentos a partir do séc. XIV, disseminou-se por todo o planeta, indo da Terra Nova ao Japão.
Atualmente, a Língua Portuguesa tem variados modos de falar, fruto das culturas locais e evolução social em países como o Brasil e Timor-Leste. Contudo, existe um tronco comum de que é preciso cuidar e desenvolver, numa língua que se tornou num instrumento de comunicação e unificação sociopolítica de muitos países.
Este esforço, compromete todos os países falantes de português, não apenas através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como também de Instituições de diferentes escalas, que congregam esforços para a sua consolidação e progresso.
A Associação Ser Mais Valia (SMV) desde o seu início, através de protocolos e missões em parceria com o Camões, I.P. tem tido uma atividade importante na defesa e promoção da Língua Portuguesa em vários países lusófonos com especial relevo para a República da Guiné-Bissau.
A S.M.V. orgulha-se do trabalho realizado na promoção da Língua Portuguesa a vários níveis e continua disposta e preparada para mais desafios nesta área tão importante para o desenvolvimento da C.P.L.P.

 

Lincoln Justo da Silva