Factfulness – uma sugestão de leitura

“Durante os últimos vinte anos, a proporção da população global que vive em pobreza extrema caiu para metade. Isto é obviamente revolucionário. Considero que esta é a mudança mais importante que aconteceu no mundo durante o meu período de vida.” Quem o diz é Hans Rosling, em “Factfulness, Factualidade: Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos”. Verdade?, podemos perguntar.

O autor, que foi médico, professor de saúde internacional, e que a Times colocou entre as cem pessoas mais influentes do mundo, desafia-nos a pensar o mundo de outro modo. E em particular os problemas da pobreza e do desenvolvimento. Propõe-nos um novo modo de olhar os recursos das pessoas e famílias e os respetivos modos de vida e, em consequências, as suas possibilidades de uma vida melhor.

“Não é uma questão de inteligência”, diz Rosling. “Toda a gente parece ver o mundo de uma forma devastadora errada.” Em resultado de processos distorcidos de pensamento, que Rosling identifica e cujas formas de correção aponta. E se pensamos de forma errada, não admira que o produto da nossa ação sofra com isso.

África tem uma presença particular nas páginas da Ser Mais Valia. Daí que os problemas de África e as suas possibilidades de um futuro sejam um tema de particular relevância e que precisa de ser bem pensado. Esta é uma leitura que, de certeza, traz boas surpresas e vai melhorar a nossa compreensão do mundo.

 

Antes ou depois do livro, sugerimos-lhe que ouça uma das muitas apresentações de Hans Rosling e se deixe cativar pela clareza do autor.