Mentoring Ser Mais Valia (Balanço 2019 – 2020)

MENTORING SER MAIS VALIA

BALANÇO DO ANO 2019/2020

 

Para efetuar um balanço do ano letivo de 2019/2020, mentores e estudantes reuniram-se através da Plataforma ZOOM.

Com a presença de 37 participantes, debateu-se um ano especialmente difícil para todos, mas que teve grande impacto na vida dos estudantes.

O debate decorreu com grande vivacidade e participação dos estudantes o que permitiu confirmar as dificuldades que surgiram pela pandemia COVID-19.

Para além da situação do isolamento a que estes estudantes, que estão longe da sua terra e dos seus familiares, estiveram sujeitos, foram identificadas dificuldades com as aulas não presenciais, a interrupção do trabalho de pesquisa e de campo, e de estágio dos mestrandos e doutorandos, bem como as avarias com computadores, necessidade de rede no local da residência e espaço adequado para trabalhar em confinamento.

O apoio prestado no âmbito do projeto foi reforçado a partir de março, com contactos realizados pelas plataformas Skype, Zoom e WhatsApp ou pelo telefone, mas também foi objeto de análise com vista à preparação do próximo ano letivo, que se antevê terá de continuar com formato idêntico.

Recordamos que o Mentoring SMV apoia estudantes oriundos dos PALOP e outros países a realizar em Portugal licenciatura, mestrado ou doutoramento. Neste ano, foram apoiados 35 estudantes – 31da Guiné, 2 de S. Tomé e Príncipe, 1 de Cabo Verde e 1 de Moçambique colocados em estabelecimentos de ensino dispersos por diversas regiões do país.

10 setembro de 2020

A coordenadora do projeto

Ana do Carmo Lopes
Voluntária da SMV