Encontro do Mentoring SMV

Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, respetivamente no Porto e em Lisboa, realizou-se um encontro entre mentores e mentees do Projeto Mentoring Ser Mais Valia com o objetivo de melhorar o conhecimento entre todos, estabelecer uma maior proximidade entre mentores e mentees e dar um maior impulso ao projeto.

No Porto reuniram-se mentores e mentees que se encontram a Norte de Coimbra, em Lisboa, os de Lisboa e Évora.

Na primeira parte da manhã, os mentores trocaram experiências, partilharam estratégias para tentar superar as dificuldades dos jovens e apresentaram propostas para melhorar o trabalho que desenvolvem.

Seguiu-se o encontro com os estudantes, em que estes tiveram oportunidade de expor as principais dificuldades com que se têm deparado em Portugal e o modo como têm conseguido ultrapassá-las ou, pelo menos, minorá-las. Os principais problemas enunciados têm a ver com o alojamento e com a falta de preparação de base para compreenderem as matérias dos cursos que frequentam.

Constatou-se que estes encontros se revestem da maior importância na medida em que, ficando mais conscientes das dificuldades dos estudantes, os mentores podem ajudar a superá-las com maior eficácia e celeridade. Conseguiu-se, aliás, de imediato, encontrar vias para responder a algumas necessidades sentidas pelos jovens.

O encontro, tanto no Porto como em Lisboa, terminou com um almoço que constituiu um excelente momento de confraternização entre mentores e mentees.

Manuela Novais