Missão em Cacine, na Guiné-Bissau

Cacine é uma pequena vila localizada no sul da Guiné-Bissau perto da fronteira com a Guiné-Conacri, onde se localiza a sede da Associação dos Amigos das Escolas da Guiné-Bissau, uma organização que é responsável por uma escola particular (escola Betel, que ministra ensino oficial do básico ao 12º ano), uma biblioteca (Biblioteca Régulo Tcherno Camará), uma rádio (Rádio da Paz) e uma escola de informática equipada com 12 computadores.

A escola de informática resultou da necessidade sentida pelas populações de adquirirem conhecimentos de informática para desenvolvimento pessoal e profissional bem como facilitar aos mais jovens o acesso ao primeiro emprego. Procura realizar pelo menos duas formações anuais com a colaboração de voluntários, tendo a Ser Mais Valia iniciado esta colaboração com o envio do associado Edmundo Cardeira, que lecionou dois cursos em simultâneo nos meses de Maio e Junho deste ano.

Os cursos, com uma orientação fundamentalmente prática, incidiram sobre o windows e as aplicações Word e Excel da Microsoft, e neles estiveram envolvidos professores, alunos e elementos da administração local, incluindo o hospital, num total de 24. O entusiasmo do formador e dos formandos levou a que os cursos, apesar das dificuldades relativas de comunicação, equipamentos desactualizados e muito diversificados, fossem terminados com sucesso, como ficou patente na cerimónia de encerramento pela manifesta satisfação dos alunos e direção da associação.