Nova missão no Songo

Lincoln Justo da Silva é médico pediatra e voltou, em Agosto passado, ao Hospital Rural do Songo, em Tete, Moçambique. Neste relato dá-nos conta da sua missão .

No início deste mês de Setembro, terminei uma missão de 30 dias, no Hospital Rural do Songo (H.R.S.) na Província de Tete, em Moçambique.

A missão foi preparada em resposta a uma solicitação do H.R. S. para apoio na área de Saúde Materna e Infantil Neonatal, quer na área de formação, quer na área clínica. Serviu também para apoiar a formação em Saúde Infantil, nas comunidades periféricas dependentes do H.R.S. como Chitima, Maroeira e Chirodzi que têm em conjunto, cerca de 50.000 habitantes.

A minha ação centrou-se na preparação dos profissionais (conhecimentos e capacidades) e no tratamento de situações específicas como a desidratação, utilizando o método de administração de soro por via subcutânea.  Trabalhei também na área da saúde materna e neonatal onde, além da formação em cuidados ao recém nascido imediatamente após o nascimento, prestei assistência no bloco operatório (cesarianas) e na neonatologia.

Assim, a par da atividade clínica na enfermaria de Pediatria (internamento e consulta externa), introduzi a metodologia de tratamento da desidratação por via sub cutânea, promovendo a sua divulgação tanto no H.R.S como nos centros de Saúde mais distantes. Esta técnica não exige qualquer material diferente do que já é utilizado mesmos nos postos de saúde mais afastados do H.R.S..

Durante as ações de formação, através da prática demonstrei que a técnica podia ser executada por qualquer médico, enfermeiro ou agente sanitário, era segura e acima de tudo tratava a criança desidratada, mantendo-a junto dos seus familiares e na sua comunidade.

Pouco tempo depois da formação, uma das enfermeiras do serviço de urgência do H.R.S. executou com êxito a técnica de reidratação numa criança desidratada em contexto de vómitos persistentes, febre e malária.

Mantenho contacto com os profissionais dos centros onde se realizaram ações de formação, de modo a motivá-los a executar a técnica, simples e muito útil para as crianças desidratadas em locais remotos e com poucos recursos.

Se a reidratação por via subcutânea em casos de desidratação moderada tiver continuidade, ficará garantida a sustentabilidade da técnica e justificada a missão que cumpri no Hospital Rural do Songo e nas comunidades locais.

Lincoln Justo da Silva

Setembro 2019