Visita à Ilha de Moçambique

A deslocação da nossa voluntária Ana Lopes à Ilha de Moçambique, para integrar uma missão de preparação da 2ª componente da 3ª Fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha, ocorreu na sequência de um convite do Instituto Camões à Ser Mais Valia e teve como objetivo participar no levantamento das necessidades de oferta formativa a disponibilizar pelo IMPIM – Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique. Estas são as suas notícias.

OIMPIM é uma Instituição reconhecida a nível local, provincial e nacional. Criada em 1879 como Escola de Artes e Ofícios da Ilha de Moçambique funcionou sob gestão da congregação religiosa dos Salesianos até 1975, data a partir da qual passou a funcionar sob gestão pública. A reforma do Ensino Técnico Profissional de Moçambique concedeu-lhe o estatuto de Instituto Médio Politécnico, exigindo que sejam ministrados cursos adequados ao novo regime, com padrões de ensino conformes com os mesmos.

O trabalho foi realizado em conjunto com o IMPIM e contou com a obtenção de informação e perceção ambiental e contextual sobre o pensamento que existe acerca das necessidades da Ilha. Foram contactadas as entidades oficiais e pessoas representativas da comunidade (empresários, líderes religiosos, entidades escolares e intelectuais do movimento “Juntos pela Ilha”).

Participámos numa reunião pública, iniciativa do Governador de distrito da Ilha, que contou com os representantes das diferentes entidades públicas locais e um número considerável de empresários. Nesta reunião, que decorreu com grande vivacidade e participação, tedo sido pedido “casamento” aos empresários pela Diretora do IMPIM, foram discutidas as necessidades de mão de obra e aptidões profissionais indispensáveis ao desenvolvimento de atividades que gerem rendimento e promovam a melhoria de condições de vida dos habitantes da Ilha e região envolvente.

Em concertação com os nossos parceiros e tendo presente os contributos recebidos, foram definidos os cursos a ministrar bem como a integração no plano formativo do IMPIM de seis cursos de formação profissional de curta duração.

Regressámos com a enorme tarefa de construir um Projeto que constitua o resultado da participação de todos na definição do seu próprio futuro e que contribua para o cumprimento da Missão do IMPIM, “Formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho, agentes transformadores da sociedade e com capacidade para promover o desenvolvimento sustentável”. 

 

22 setembro 2019

Ana Lopes