Missão conjunta SMV-MdM em Bissau

SMV e MdM no Hospital Central Simão Mendes

 

Por solicitação do Ministério da Saúde da República da Guiné-Bissau, uma missão conjunta da Ser Mais Valia  e da Médicos do Mundo deslocou-se a Bissau para avaliar a situação funcional nos serviços de Urgência Geral, Maternidade, Pediatria-Neonatologia do Hospital Nacional Simão Mendes.

A delegação era composta pelos voluntários da SMV, Luís Varandas (Pediatra), Mercês Nunes (Enfermeira obstetra) e Lincoln Justo Da Silva (Neonatologista e chefe de missão) e da Médicos do Mundo Fernando Vasco (Medico de Saúde Pública) e Carla Paiva (diretora executiva).

Os voluntários foram recebidos pelo Ministro da Saúde Dr. Dionísio Cumba, Secretária de Estado da Saúde e da Gestão Hospitalar Dra. Cornélia Mam e Diretora Geral dos Cuidados de Saúde Dra. Quinta Isumbo. Tiveram reuniões com a administração do Hospital Simão Mendes e estabeleceram diálogo com os chefes de Serviço, Enfermeiros Chefes, Médicos e Enfermeiras dos serviços atrás mencionados.

Durante o tempo de missão (sete dias) tiveram oportunidade de observar detalhadamente os serviços, recolher informação e depoimentos dos profissionais e observar as condições de funcionamento, as vulnerabilidades e também as potencialidades que os serviços podiam apresentar.

A grave situação que se verificou no funcionamento dos serviços teve como causa próxima a saída da ONGD-MEDICOS SEM FRONTEIRAS após um período de serviço de cinco anos. A partida da ONGD com toda a sua capacidade de organização, gestão, assistência técnica e cuidados clínicos não foi substituída por serviços e competências equiparáveis pelo que se assistiu ao colapso das estruturas funcionais com o consequente agravamento da qualidade de serviço e descida dos indicadores de saúde intra-hospitalares em especial da mortalidade materna.

Paralelamente, a delegação reuniu-se com os parceiros locais com especial relevância para o Senhor Embaixador de Portugal, a Cooperação Portuguesa na pessoa do Dr. António Nunes, a representante da Organização Mundial de saúde Dra. Mie Okamura, representante da Unicef, a Fundação Renato Grandi (apoio à saúde materna e infantil e apoio clínico às doenças cardiovasculares nas crianças).

Após o termo da missão, os responsáveis pelas duas organizações redigiram um relatório sobre a grave situação observada no Hospital Simão Mendes, o nível mais elevado de cuidados de saúde no país. Trata-se de uma situação provocada por causas multifatoriais de solução complexa mas não impossível. O relatório deixou clara a urgência exigida pelas condições em que funcionam a Maternidade, Urgência Geral e Pediatria núcleos importantes numa Instituição que representa a última esperança de cuidados da população de todo o país.

Tanto a SMV como a MdM ofereceram a sua disponibilidade para continuar a assessorar o Ministério da Saúde caso as soluções apresentadas tenham acolhimento por parte das autoridades da República da Guiné-Bissau.

A delegação deseja manifestar o seu publico agradecimento ao Dr. Ricardo Sanhá e à Dra. Helena Relvas a simpatia e disponibilidade durante o tempo de missão.

Lincoln Justo da Silva
Presidente da Direção da SMV