Notícias da SMV

Formação interna – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Grupo da Formação já tem agendada a próxima ação de formação online, dia 10 de julho -das 15 às 18h.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Ponto da Situação da Agenda 2030 são as temáticas da formação. Para nos dar boa conta do assunto, teremos Rita Leote,  Diretora Executiva da Plataforma Portuguesa das ONGD, Paulo Costa, Coordenador Geral da ONGD Rosto Solidário, e Hemma Tengler, formadora da Oficina Global (ISEG).

Este Webinar pretende contribuir para a atualização e enriquecimento de conhecimentos e ser uma oportunidade de reflexão para mobilizar a ação “não deixar ninguém para trás e transformar o nosso mundo”.

 

RCLP – Reforço de Competências em Língua Portuguesa em Bissau

Em Maio passado, o nosso voluntário António Pereira deu-nos conta de que tinha orientado a primeira formação em tempo de pandemia, portanto à distância. Depois dele, os voluntários Leonida Milhões e José Alves Jana orientaram duas outras turmas.

A sessão de fim do curso e entrega dos diplomas

E presentemente, Junho-julho, é a vez de as voluntárias Maria Espírito Santo e Maria Fernanda Antunes orientarem mais duas turmas. A este respeito, ver noutro local o testemunho de Leonida Milhões: “De volta à Guiné”.

São, portanto, 5 turmas que tiveram oportunidade de aprofundar as suas competências no uso da Língua Portuguesa.

Entretanto, Leonida Milhões e José Alves Jana estão já a fazer as malas para, em Setembro, avançarem com a mesma formação, mas desta vez no terreno, em Bissau.

Antes disso, porém…  no âmbito do

Projeto Kripor

parte também para Bissau, em meados de Agosto, o voluntário António Pereira. O objetivo deste projeto é melhorar as competências em língua portuguesa dos próximos bolseiros que, da Guiné-Bissau, virão estudar em Portugal. “Kripor” vem de Kriol ou Crioulo e Português.

Passo a passo, o trabalho vai sendo feito.

 

Missão de Observação e Diagnóstico em Bissau

Lincoln Justo da Silva, presidente da SMV, e Fernando Vasco, presidente da Médicos do Mundo presidiram a uma delegação que visitou o Hospital Central Simão Mendes. Além dos respetivos presidentes, integraram a delegação Mercês Nunes e Luís Varandas, da SMV,  e Carla Maiva, da MdM.

A deslocação realizou-se a convite do Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, para “Avaliação Diagnóstica de alguns Serviços do Hospital Central Simão Mendes” e apresentação de soluções que ajudem à sua reestruturação. A missão decorreu em maio passado.