Bolo Angola – Receita do Calumbo

As missões que os nossos voluntários realizam têm objetivos previamente definidos, estabelecidos com os parceiros locais tendo em conta as necessidades e as condições do terreno.A cada passo os voluntários são surpreendidos pela realidade e para cumprir o percurso definido, além  dos conhecimentos técnicos, a “mochila” de viagem deve ter boas doses de imaginação, disponibilidade para tentar novas fórmulas e capacidade de análise. Esta última é uma ferramenta importante  para identificar novas oportunidades de intervenção, avaliar continuidades e conhecer novos interlocutores em articulação com a direção da associação.

O Pedro Coutinho está em Angola, a terminar a missão em Calumbo, uma parceria com os Padres Passionistas em Angola e o  Pavilhão de Formação de Artes e Ofícios de Calumbo . Este é o relato que nos fez a meio da viagem.

“Hoje terminou a formação da primeira turma.
E terminou bem, pois os formandos (a formanda Domingas, mais propriamente) combinaram-se e trouxeram o bolo, que serviu para os nossos exemplos de word e excel. Agora também em real para matabicharmos. Com sumos, coca colas e tudo!!!
Também aconteceu hoje uma reunião no estabelecimento prisional de Kikila, onde o Sr Angelino (director do Pavilhão de Formação) promoveu um encontro com o diretor daquela instituição,  apresentando a ideia de estender a experiência  desta parceria  à população prisional. O formato exato será algo a ser trabalhado, mas foi um projeto que mereceu o entusiasmo do diretor da prisão e das autoridades provinciais presentes. As áreas a abranger serão as que forem identificadas pela instituição destinatária.O Padre Nuno reforçou o princípio de atuação da Ser Mais Valia e, ainda que se alargue as ações a novas disciplinas, conta com esta associação para manter este tipo de cooperação.
Agora vou preparar o inicio da segunda turma para amanhã! As preparações não podem deixar de ser ao dia, pelo menos até que se tenha uma ideia do grau de interacção de cada formando e do que é comum à maior parte. É  uma caixinha de surpresas…

Desde Calumbo, saudações solidárias!

Pedro