Recomeçar e novas missões

Acabadas as férias é tempo de voltar ao “trabalho”. Em breve parte uma nova missão para a Guiné, para trabalhar com o Hospital de Cumura; em Angola e Moçambique teremos missões ainda este ano.

O planeamento do próximo ano está também em andamento e por isso se realizam encontros e analisam necessidades e recursos.

Em 2017, os voluntários da Ser Mais Valia, Lincoln da Silva e Leonida Milhões, estiveram na Escola Nacional de Saúde da Guiné-Bissau numa missão de capacitação dos docentes e outros profissionais com vista ao reforço de competências em Neonatalogia e em  Língua Portuguesa. No passado mês de Agosto, realizou-se em Lisboa um encontro com Maria Domingas, Administradora daquela Escola, com o objectivo de reiterar o interesse em manter a cooperação institucional, quer na área da formação dos Recurso Humanos da ENS, quer na integração de alunos bolseiros da Instituição, que venham estudar para Portugal, no projeto “mentornig” Mais Valia.

Igualmente no mês de Agosto, esteve de visita a Portugal a Drª Elisa Gundana, Directora do Hospital Rural do Songo, no qual, e ainda no âmbito do Programa Mais Valia da Fundação Calouste Gulbenkian, se realizaram várias missões nas áreas de pediatria, psiquiatria, farmácia, fisioterapia e oftalmologia. A DrªElisa Gundana veio agora manifestar o desejo de continuar a contar com os voluntários da nossa Associação na capacitação dos profissionais daquele hospital em diversas áreas de cuidados clínicos e de gestão.

Missões novas, que resultam da apresentação da nossa Associação, ou missões de continuidade, fruto do trabalho realizado onde se descobrem oportunidades de colaboração, o ano de 2019 promete ser mais um ano recheado de atividades com vista ao deesenvolvimento sustentável “cá e lá”.