Saudação a um Amigo na Guiné-Bissau

N’Cak Silva Morgado foi recentemente nomeado para Diretor-Geral da Escola Superior de Educação da Guiné-Bissau. A SMV saúda o novo Diretor e deseja os melhores frutos para o seu trabalho em prol de uma Educação ao serviço do Povo guineense.

Na sua tomada de posse, N’Cak Silva Morgado “assumiu o compromisso de alinhar a sua gestão com as orientações do Ministério, no sentido de operar mudanças estruturantes no processo de formação dos professores e na dinâmica de funcionamento das respetivas unidades de formação”, segundo a página do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau no Facebook.

Para a SMV, esta é uma nomeação com particular significado. Com efeito, N’Cak Morgado defendeu recentemente a sua tese de mestrado Administração Educacional, em Portugal: “Direção e Gestão de Escolas Públicas e Privadas na Guiné-Bissau, Perspetivas dos Diretores”. Ali trata de investigar qual o perfil dos diretores das escolas públicas e privadas, o conteúdo funcional do cargo que desempenham, o seu modo de operacionalização e perspetivas pessoais para a melhoria do sistema. No período dos seus estudos para a tese, foi acompanhado pelo projeto de mentoring da SMV. O êxito de N’Cak Morgado é para nós a esperança de que o nosso mentoring tenha dado um contributo positivo, neste caso para a melhoria da Educação na Guiné-Bissau e, por essa via, para o desenvolvimento deste jovem país irmão. Parabéns a N’Cak Silva Morgado e votos de bom sucesso para o seu trabalho na ESE de Bissau.

A SMV continua a apoiar estudantes da Guiné-Bissau em Portugal, pois é com pessoas mais qualificadas e com mais competências que se pode promover o desenvolvimento estrutural necessário na Guiné-Bissau.