SMV em Moçambique

Formar profissionais para promover desenvolvimento

A Ser Mais Valia (SMV) em colaboração com dois parceiros locais (Associação Juvenil khandlelo e Centro Profissional de S. José de Lhanguene) concretizou, em Maputo, uma ação de formação profissional, para jovens em busca do primeiro emprego, na área da refrigeração e ar condicionado.

O curso de formação profissional em Electromecânico de refrigeração doméstica e ar condicionado decorreu em novembro último, nas oficinas do Centro Profissional de S. José e foi ministrado pelo voluntário da SMV Manuel Filipe Santos.

Os destinatários do curso são jovens com escolaridade até ao 10 ano, que não prosseguiram estudos e adultos desempregados, ou a trabalhar nesta área profissional, mas sem qualificação específica.

O sucesso foi completo e excedeu as espectativas. Desde o primeiro dia que se verificou o interesse dos 25 jovens, rapazes e raparigas, em aprenderem o mais possível numa profissão que sabem ter uma alta taxa de empregabilidade, principalmente no auto-emprego, já que podem trabalhar criando o seu próprio sustento. Dois dos formandos que já trabalhavam nesta área por conta própria, frequentaram o curso, embora estivessem em época de exames escolares. A assiduidade geral rondou os 90%.

O entusiamo pelo curso verificou-se tanto na parte teórica como na prática, através da reparação de equipamentos de frio que estavam avariados na cozinha do centro de formação onde decorreu a ação. O facto de os conseguirem pôr a funcionar levou-os a expressar o desejo de uma formação mais aprofundada.

Esta foi a primeira fase do curso, dedicada essencialmente à refrigeração doméstica, às avarias, e sua resolução. No próximo ano, projeta-se dar continuidade ao projeto com formação dedicada ao ar condicionado e refrigeração comercial.

Mafalda França/Filipe Santos
voluntários da SMV