Mentoring ou a vivência de uma rede solidária

O acompanhamento pelo mentor, que sai deste processo mais rico, (…) deixa entre ambos uma forte ligação de amizade e sentido de família, que não se esgota neste período de mentoring.

O objetivo do nosso mentoring junto do N’Cak Morgado concretizou-se agora, com enorme sucesso do autor, na realização da sua dissertação de Mestrado em Administração Educacional, defendida na Escola Superior de Educação de Lisboa, no passado dia 17 de dezembro, e que mereceu a menção de Excelente.

Para chegar aqui, o N’Cak teve que deixar esposa e filhos na Guiné-Bissau e, bolseiro do Instituto Camões, permanecer entre nós estudando com empenho e sacrifício pessoal e familiar.

Iniciámos trabalho conjunto no ano letivo de 2018, ano em que concluiu a componente curricular do Mestrado. No ano letivo seguinte regressou de férias no seu país de origem, a Guiné-Bissau, com a pesquisa empírica realizada junto de Diretores de Escolas guineenses, participantes e objeto do seu estudo, e concluiu com o tratamento dos dados obtidos a escrita final. O seu trabalho de pesquisa contém fortes contributos para melhor compreensão e desenvolvimento do Sistema Educativo da Guiné-Bissau e, em particular, do papel e perfil dos Diretores de Escola.

O acompanhamento pelo mentor, que sai deste processo mais rico, não se sobrepõe nem substitui a orientação académica, mas deixa entre ambos uma forte ligação de amizade e sentido de família, que não se esgota neste período.

Na fase seguinte, o projeto de doutoramento, cá estaremos de novo!