VOZ AOS VOLUNTÁRIOS, VIDA AOS PROJETOS E MISSÕES

VOZ AOS VOLUNTÁRIOS, VIDA AOS PROJETOS E MISSÕES

Como prometido na Newsletter de maio, retomamos o Encontro Anual de Voluntários da SMV de 2024 para conhecer um pouco melhor as missões e projetos pela voz dos seus voluntários. Prosseguindo o espírito de escuta ativa e participação, a Direção proporcionou um espaço para voluntários e responsáveis pelas missões e projetos em curso falarem brevemente sobre os mesmos.

José Alves Jana voluntário da Região Centro é filósofo e criador do projeto EscritAfricando que visa apoiar jovens escritores africanos de língua portuguesa e ajudá-los a melhorar a sua capacidade de escrita e divulgar os seus textos. Como fazemos? Com um Encontro Anual (este ano previsto para o mês de outubro), o envio de uma carta mensal para desenvolver o processo de reflexão dos estudantes, formação pontual com oficinas de escrita (oficinas de conto, poesia, crónica já realizadas), a revisão de textos e a publicação anual de um livro (já com duas edições) com a seleção dos melhores textos (publicados com o apoio dos voluntários).

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/escritafricando/

 

 

BAIRRO EM MOVIMENTO NO BAIRRO MOINHO DAS ROLAS (PORTO SALVO)

Maria Helena Coelho, membro da atual Direção e mentora do projeto Mentoring, falou-nos do projeto “Bairro em Movimento” ao qual também está ligada, um projeto de alfabetização, iniciação à informática e atividade física de senhoras do Bairro das Rolas, que já fazem pilates! Recentemente, esta equipa alargou a parceria com a Associação Moinho em Movimento, com o projeto “Da Horta para o Prato – cozinha comunitária” mediante a aquisição de equipamento para a Cozinha Comunitária, entretanto já aberta com o apoio da SMV e financiamento da Caixa  Social. A cozinha pretende fornecer alimentação à população do Bairro e, por forma a tornar o projeto autossustentável, promover workshops de culinária e alargar o acesso à Cozinha às empresas do Lagoas Parque para poderem adquirir refeições.

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/entrega-da-cozinha-comunitaria/

 

Ângelo Soares, voluntário da Região Norte da SMV que esteve ligado à sua fundação, pertence atualmente ao grupo coordenador do Mentoring SMV. Descreve o projeto enquadrado na área estratégica da Educação, com intervenções ao nível do reforço de competências de estudantes do ensino superior oriundos dos PALOP e de outros países, em parcerias com outras instituições, designadamente universidades, com o objetivo de apoiar estudantes na sua inserção nos contextos social, cultural e académico em Portugal. Conta já com mais de 100 Estudantes apoiados desde o ano letivo 2017/2018 pelos 43 Mentores e 45 Amigos do Mentoring.

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/entrevistacomanalopescoordenadoradomentoring/

 

Leonida Milhões, membro da Direção, mentora do projeto Mentoring SMV e muito ligada ao ensino da língua portuguesa, recorda a utilidade das ferramentas integradas no projeto “Português em Ação” ou PeA, concebidas pelos voluntários António Pereira  e Edmundo Cardeira. Trata-se de uma plataforma para o reforço de competências em língua portuguesa, que muito tem beneficiado os estudantes dos PALOP e recebido cada vez mais visitas online. A plataforma está dividida por competências: Leitura/compreensão de textos escritos;  Funcionamento da língua: gramática para a ação! Compreensão de documentos orais; Para consultar: guias específicos, dicionários; Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa; e Ler é descobrir o mundo nas palavras e nas emoções! Vamos descobrir mais: https://sermaisvalia-pea.org/AO90/AO90.html

MISSÕES NOS PALOP NAS ÁREAS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

Lincoln Justo da Silva, atual presidente da SMV, é médico-pediatra e participou em várias missões na área da neonatologia, na Guiné-Bissau mas fundamentalmente em Moçambique. Sinaliza o número de missões em curso, como o projeto Energia Solar para Cuidados Maternos no Hospital do Mal de Hansen, em Cumura-Guiné-Bissau, financiado através da Embaixada da Austrália, em que participa o voluntário José Luz, voluntário que já integrou várias missões para apoio nas áreas transversais das tecnologias.

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/energiasolaremcumuraguinebissau/

Ainda na área da saúde, e de olhos postos no futuro, enfatizou a missão que se vai realizar até ao final do ano com a presença no Hospital do Songo, em Moçambique, de uma voluntária enfermeira, Filomena Correia, para uma ação de  formação em enfermagem cirúrgica.

Igualmente referenciada como iniciativa de sucesso o projeto da áreas da educação o projeto «Mais Conhecimento Melhor Futuro», do qual o presidente da SMV foi coordenador, teve como destinatários um grupo-piloto de 29 estudantes do 12.° ano selecionados nas escolas públicas de Bissau, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que se espera fazer uma segunda edição. Envolveu 9 voluntários da SMV. Com o objetivo de contribuir para uma melhor integração deste grupo na economia digital, nos estudos universitários e no mercado de trabalho, foram elaborados programas para o reforço de competências nas  áreas de Língua Portuguesa, Matemática e TIC e organização de Projetos.

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/projectomaisconhecimentomelhorfuturo/

O voluntário Filipe Santos formador em cursos de aprendizagem das áreas da refrigeração industrial e climatização, recém regressado de Maputo deu o testemunho da sua experiência no terreno deste projeto integrado no projeto “Construir um empreendedor para a vida” promovido pela Khandlelo-Associação de apoio Juvenil, em Maputo.

Para saber mais: https://sermaisvalia.org/maisvaliasdaformacaoprofissional/

Ana B. Suspiro

Amiga SMV